Pneumonia: Como reforçar o seu sistema imunitário?

 em Sistema Imunitário

Numa altura em que a pandemia tem assombrado a saúde da população mundial, muito se tem falado da pneumonia como uma das complicações mais frequentes nos casos mais graves de Covid-19. A pneumonia derivada da infeção por Covid-19 tem causa viral. No entanto, esta patologia pode ser causada por fungos ou bactérias patogénicas, sendo esta última o tipo de infeção dos pulmões mais prevalente. Designada de pneumonia da comunidade, pode atingir todas as faixas etárias.

Infelizmente, Portugal regista em média 400 mortes todos os meses por pneumonia, sendo um dos países com a taxa de mortalidade mais elevada. Assim, como pode combater este flagelo de modo a fortalecer o seu sistema imunitário?

Cumpra o programa de vacinação

A imunização é uma das formas mais eficazes de prevenir a pneumonia. A vacina para a pneumonia ou mesmo a vacina para a gripe, são benéficas na proteção da doença.

A DGS recomenda a vacinação antipneumocócica a todos os adultos pertencentes aos grupos de risco, entre os quais, os idosos, os doentes cardíacos, os diabéticos, os doentes respiratórios crónicos, os doentes oncológicos e os imunodeprimidos. Desta forma, este programa de vacinação, não só protege contra a pneumonia, como de outras infeções, como a meningite pneumocócica ou a septicémia. Saiba que tanto para estes grupos de risco como também na pediatria, a vacina não tem qualquer custo.

Na pediatria, a vacina é administrada nas crianças entre os seis meses e os cinco anos, conferindo uma imunidade adquirida contra sete diferentes tipos de pneumococos. Recorrentemente, os pediatras prescrevem um tratamento para a pneumonia através da antibioterapia. Lembre-se que um tratamento com antibióticos não é recomendado para infeções virais, mas sim bacterianas. Os antibióticos não destroem vírus, e nestes casos, o seu próprio sistema imunológico será acionado e combaterá a doença. Em caso de não sentir melhorias passado cerca de dez dias, não deve hesitar em consultar o seu médico.

Outra vacina que está contemplada no plano de vacinação é a vacina polissacárida de 23 valências. Confere uma imunidade adquirida contra vinte e três tipos diferentes de pneumococo. Recomendada para toda a população a partir dos dois anos de idade.

 

Continue a reforçar o seu sistema imunitário

Existem diversas práticas que deve adquirir no seu dia-a-dia de modo a estimular as defesas naturais e prevenir o desenvolvimento da pneumonia para além da vacinação:

É muito importante que deixe de fumar. O fumo do tabaco é prejudicial para os seus pulmões e reduz a imunidade.
-Opte por uma dieta de fácil digestão. Recomenda-se o consumo de vitaminas, alho e gengibre. Estudos indicam que estes dois alimentos contêm propriedades antibacterianas, aumentando assim as defesas do organismo.
-A hidratação elimina as toxinas do organismo. Deve ingerir pelo menos 1,5 l de água por dia.
-Inclua a prática de exercício físico na sua rotina diária. Posteriormente, o descanso é igualmente essencial.

A segurança da sua saúde, está nas suas atitudes. Proteja-se.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar